quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

2012 será o ano da China

Anotem aí!

Anotem aí!

2012 será o ano da China. Da quebra da China.

Simplesmente não dá para crescer 10% ao ano indefinidamente, principalmente com a Europa e os Estados Unidos em crise econômica. Não dá para ampliar a oferta de energia elétrica 10% ao ano por muito mais tempo.

Não há água suficiente. O consumo predatório dos rios já conseguiu a façanha de fazer um dos principais rios da China, o Amarelo, simplesmente secar antes de desaguar no mar. O rio literalmente secou. Não é piada nem alarmismo, são fatos.

Clique no link acima e lerá que:

"O Rio Amarelo após fluir ininterruptamente por milhares de anos, em 1972 deixou de chegar ao mar por 15 dias. Desde 1997, ele chega de forma interrupta à Província de Shandong, a última que atravessa no seu percurso rumo ao mar e que é a mais importante região agrícola do país. Ela produz um quinto do milho e um sétimo do trigo chinês. Metade da água de irrigação vinha do Rio Amarelo, e metade de um aqüífero (fóssil) que cai 1,5 metro por ano!"


Sim, dependendo de como a China fizer este pouso, o mundo pode quebrar junto. De certo as empresas e países fornecedores de commodities (minério de ferro, petróleo, soja etc) sofrerão muito.


Realize o prejuízo, venda as suas ações e compre títulos do tesouro com juros pós-fixados. Depois é só acender um charuto e ficar assistindo The History Channel no sofá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário