terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Capitalismo primitivo

Assim diz a lenda: Woz e Jobs estavam soldando placas de circuito impresso e montando os computadores Apple numa garagem quando apareceu um homem de terno e gravata e se identificou como um investidor. Ele se interessou pelo produto da dupla e assim se tornou sócio da Apple.



Verdade ou ficção, este cenário é perfeitamente plausível nos Estados Unidos. Neste país, as taxas de juros são muito baixas e nunca compensa financiar o governo. O dinheiro flui para investimentos de verdade. O resultado é um mercado de capitais fortissimo e uma constante inovação, fruto do empreendedorismo coletivo. Diferente do Brasil, onde muitos iniciam pequenos negócios por absoluta necessidade ou falta de opção. É, novamente, uma questão cultural e eu vejo que o nosso capitalismo ainda é bastante primitivo. Ainda temos enormes dificuldades de lidar com os valores intangíveis, por exemplo.

No Brasil, as pessoas ainda estão na época do feudalismo, onde o processo de troca e pagamento se limitava a bens físicos. Eu tenho um boi, então eu vendo este boi e troco por uma carroça de madeira. O boi existe, a carroça existe e a negociação então é "justa", ato de compra e venda é "perfeito".



Temos enormes dificuldades em perceber os produtos e serviços que não são físicos. O ato de violar a propriedade intelectual de filmes e músicas é um exemplo claro. Alguns, com grande lucidez do seu status de idade média, ainda dizem que o músico tem que ganhar dinheiro algo físico, real, como shows e não com a música arquivada no celular (um conjunto de bits, algo imaterial).

Adoramos falar mal de bancos, mas não damos valor ao caixa eletrônico em Porto Seguro que usamos nas nossas férias. O fato de não existir sociedade moderna sem um sistema bancário eficiente prova que o sistema financeiro desenvolvido e atuante é fundamental.

Agora vamos voltar para os nossos personagens, Woz e Jobs. Você consegue imaginar, no Brasil, um investidor andando na rua e, ao ver numa garangem dois jovens montando algo novo e desconhecido, abrir o talão de cheques e virar sócio desta empresa? Eu não consigo imaginar, embora eu me considere uma pessoa com imaginação fértil.

Mas esta reflexão é pertinente porque o governo tenta baixar os juros e, se conseguir, a festa do dinheiro fácil e com baixo risco pode acabar. Pessoas com pequenas quantias acumuladas com o o suor do rosto terão que mudar os investimentos para conseguirem taxas melhores. Algumas soltarão fogos de subúrbio - aqueles que só fazem barulho e enchem o nosso saco, mas não iluminam - se conseguirem retornos de 3,5% ao ano acima da inflação. Um novo tempo talvez se inicie e se a nossa mentalidade medieval mudar poderemos gerar milhares de empregos e aquecer a economia, desde que percebamos o valor do Pequeno Sócio de Capital.



Chamo de Pequeno Sócio de Capital aquela pessoa de classe média com a partir de R$ 10 mil para investir em novos negócios. Este cidadão está num emprego relativamente estável e não precisa do dinheiro imediatamente, mas não possui tempo ocioso o suficiente para entrar de cabeça numa empreitada deste porte, pois ele precisa também dar atenção aos filhos e à esposa. Ele quer entrar com o dinheiro, mas não com o trabalho.



Nosso pequeno capitalista está disposto a investir em pequenos empreendimentos com segurança, sem ser chamado de explorador, safado ou espertalhão pelo outro sócio, seu dual: o Pequeno Sócio de Trabalho. Tudo o que o capitalista quer é participar da festa se o negócio der certo e para isto ele corre o risco da festa virar um grande velório. É o capitalismo puro e simples, o capitalismo de origem. Por outro lado, o Pequeno Sócio de Trabalho possui o conhecimento técnico e a disponibilidade para trabalhar. É possível que neste momento ele esteja desempregado ou ganhando um salário menor que R$ 1 mil por mês. Os dois, capitalista e trabalhador, se complementam e juntos podem decolar e até enriquecer. Separados não saem do sonho e da fantasia.

Vejo dezenas de oportunidades de investimento para pequenos sócios de capital. Não precisa começar do zero. O negócio pode já ter iniciado, mas falta dinheiro para a expansão e capital de giro. Eis algumas minas de ouro, muitas localizadas na Baixada Fluminense:

Confecção de roupas
Manutenção e instalação de ar condicionado
Pequenas reformas
Reforço escolar
Cursos rápidos
Restaurantes populares
Terceirização de manutenção
Oficinas mecânicas
Pousadas
Hotéis baratos para trabalhadores
Salões de beleza

Algum trabalhador talentoso de um dos setores acima quer o meu lindo dinheirinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário